terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sócrates e a imortalidade da alma!

“Às vésperas da execução de Sócrates, seus amigos
finalmente conseguiram subornar o carcereiro.

Críton, o mais impetuoso dos discípulos
entrou na cadeia e disse ao mestre:
- Foge depressa, Sócrates!

- Fugir, por quê? - perguntou o preso.
- Ora, não sabe que amanhã vão matar você?
- Matar-me? A mim?
Ninguém poderá matar-me!

- Sim, amanhã você terá de beber a taça de
cicuta mortal - insistiu Críton.

- Vamos, mestre, foge depressa
para escapar da morte!

- Meu caro amigo Críton - respondeu o
condenado - que mau filósofo você é!

Pensar que um pouco de veneno
possa dar cabo de mim.”

“Depois, puxando com os dedos a pele da mão,
Sócrates perguntou: - Críton, você acha
que isso aqui é Sócrates?

- E, batendo com o punho no osso
do crânio, acrescentou:

- Você acha que isso aqui é Sócrates?

Pois é isso que eles vão matar,
este invólucro material;
mas não a mim.

EU SOU A MINHA ALMA!!!

Ninguém pode matar Sócrates!

- E ficou sentado na cadeia aberta, enquanto
Críton se retirava chorando, sem compreender
aquilo que ele considerava teimosia
ou um idealismo do mestre.”

Ainda indagado de suas últimas impressões,
Sócrates revelou o que lhe ia à mente,
coerente com tudo que pregara
e com a sua íntima convicção
na imortalidade da alma:

“Todo homem que chega aonde vou agora,
quão enorme esperança não terá de
que possuirá ali o que buscamos
nesta vida, com tanto trabalho!

Este é o motivo pelo qual esta viagem
que ordenam me traz tão
doce esperança.”

...tanto esta afirmação é verdadeira,
que a despeito de ter sido envenenado,
Sócrates "vive" para continuemos a
aprender com seu filosofar
profundo.

12 comentários:

direitinho disse...

A imortalidade da alma é algo muito misterioso. Acredito e sei que é como diz o mestre Sócrates.
Ter essa coragem de não fugir á lei da morte é que me assusta.
Como a maioria das pessoas daria tudo para viver mais um pouco aqui onde conheço que nessa passagem que é certa mas desconhecida.
É uma viagem sem retorno.
Receberemos então todo o prémio ou castigo pelo que fizemos.
Nem quero pensar nisto. Vivo agora e já é bom. Amanhã saberá Deus....

RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO disse...

Sócrates só "viveu" e "sobreviveu" graças aos testemunhos e heranças sobretudo no sistema filosófico platônico e no aristotélico. Na Filosofia grega antiga, a especulação sobre o ser levava sim à concepção de alma e do seu retorno ao mundo dos mortais ou da sua dissolução no Cosmos, conceito extremamente em voga hoje em dia, sobretudo na psicologia e na física qüântica, muitas vezes indissociadas. Mas é preciso ter em mente que a postura e a decisão de Sócrates de tomar a cicuta tinha cunho político. Morrendo, ele seria lembrado, a sua filosofia, que ameaçava o status quo, continuaria viva, ao passo que fugir o desmoralizaria, bem como o seu pensamento.
Beijos, Vivi, e o meu carinho,
Renata

CarlaSofia disse...

Querida Vivian, a nossa alma é imortal e sobrevive ao corpo físico e emocional. Sócrates defendeu que o mais importante é a nossa tentativa de compreensão da realidade... e não o apego a um mundo efémero.
Um beijo para si alma linda.
~universosquestionáveis*

Isa disse...

Essa reflexão se Sócrates sempre me
fez pensar,quando o estudei.
Hoje já "vejo"com outros olhos,claro.Cada vez o entendendo
melhor.
Beijo.
isa.

Cadinho RoCo disse...

O Viver é finito, o existir infinito.
Cadinho RoCo

Aline DIVÃ DA MULHER disse...

Realmnete mataram o corpo,pois a alma de socrátes ainda se faz presente na sua filosofia que ecoa aos 4 cantos do mundo há milênios...

Eu sou a minha alma!

RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO disse...

Sócrates nunca escreveu nada. Seu método era o diálogo oral, a maiêutica: tirar da alma. Seus ensinamentos passaram pela interpretação do seu discípulo Platão, que os legou à posteridade nos seus Diálogos.
Beijos, Vivi,
Renata

Daniel Savio disse...

Texto bem reflexivo, pois algumas pessoas sabem que a vida não é só o que passamos na Terra...

E obrigado por passar sempre no meu blog.

Fique com Deus, menina Vivi.
Um abraço.

Sandra disse...

Venha buscar um abraço no Blog Coletivo-Uma Interação de Amigos
e um selo para vc. também na curiosa.
Com carinho
Sandra

Delirius disse...

O meu beijo p'ra você!
Vivi querida!

Hod disse...

Aloha querida amiga Vivian!!!

Sócrates foi para além de sua prpria mente, observou e testemunhou isso por diversas vezes, ultrapassou os limites dela..algo foi dito e foi registrado.
Muitos já viveram essa experiência, sem ter escrito uma única letra.
No que me diz respeito até onde minha percepção pode alcançar, fui além da mente e de frente bati com a Consciência Existêncial, a não finitude da Cosciência. Em vida isso significa que.....
"Nada tem poder sobre mim a não ser aquilo que eu permito através de meus pensamentos conscientes"!!!
Um alerta!! Não confundir Consciência com consiente......

Obrigdo pelo gentil e doce comentário que deixastes em minhas atmosferas!!!!

Muitas bençãos nesta semana!!!

Forte abraço!!

Aloha!!
Hod.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,