terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sócrates e a imortalidade da alma!

“Às vésperas da execução de Sócrates, seus amigos
finalmente conseguiram subornar o carcereiro.

Críton, o mais impetuoso dos discípulos
entrou na cadeia e disse ao mestre:
- Foge depressa, Sócrates!

- Fugir, por quê? - perguntou o preso.
- Ora, não sabe que amanhã vão matar você?
- Matar-me? A mim?
Ninguém poderá matar-me!

- Sim, amanhã você terá de beber a taça de
cicuta mortal - insistiu Críton.

- Vamos, mestre, foge depressa
para escapar da morte!

- Meu caro amigo Críton - respondeu o
condenado - que mau filósofo você é!

Pensar que um pouco de veneno
possa dar cabo de mim.”

“Depois, puxando com os dedos a pele da mão,
Sócrates perguntou: - Críton, você acha
que isso aqui é Sócrates?

- E, batendo com o punho no osso
do crânio, acrescentou:

- Você acha que isso aqui é Sócrates?

Pois é isso que eles vão matar,
este invólucro material;
mas não a mim.

EU SOU A MINHA ALMA!!!

Ninguém pode matar Sócrates!

- E ficou sentado na cadeia aberta, enquanto
Críton se retirava chorando, sem compreender
aquilo que ele considerava teimosia
ou um idealismo do mestre.”

Ainda indagado de suas últimas impressões,
Sócrates revelou o que lhe ia à mente,
coerente com tudo que pregara
e com a sua íntima convicção
na imortalidade da alma:

“Todo homem que chega aonde vou agora,
quão enorme esperança não terá de
que possuirá ali o que buscamos
nesta vida, com tanto trabalho!

Este é o motivo pelo qual esta viagem
que ordenam me traz tão
doce esperança.”

...tanto esta afirmação é verdadeira,
que a despeito de ter sido envenenado,
Sócrates "vive" para continuemos a
aprender com seu filosofar
profundo.

11 comentários:

Unknown disse...

A imortalidade da alma é algo muito misterioso. Acredito e sei que é como diz o mestre Sócrates.
Ter essa coragem de não fugir á lei da morte é que me assusta.
Como a maioria das pessoas daria tudo para viver mais um pouco aqui onde conheço que nessa passagem que é certa mas desconhecida.
É uma viagem sem retorno.
Receberemos então todo o prémio ou castigo pelo que fizemos.
Nem quero pensar nisto. Vivo agora e já é bom. Amanhã saberá Deus....

RENATA CORDEIRO disse...

Sócrates só "viveu" e "sobreviveu" graças aos testemunhos e heranças sobretudo no sistema filosófico platônico e no aristotélico. Na Filosofia grega antiga, a especulação sobre o ser levava sim à concepção de alma e do seu retorno ao mundo dos mortais ou da sua dissolução no Cosmos, conceito extremamente em voga hoje em dia, sobretudo na psicologia e na física qüântica, muitas vezes indissociadas. Mas é preciso ter em mente que a postura e a decisão de Sócrates de tomar a cicuta tinha cunho político. Morrendo, ele seria lembrado, a sua filosofia, que ameaçava o status quo, continuaria viva, ao passo que fugir o desmoralizaria, bem como o seu pensamento.
Beijos, Vivi, e o meu carinho,
Renata

CarlaSofia disse...

Querida Vivian, a nossa alma é imortal e sobrevive ao corpo físico e emocional. Sócrates defendeu que o mais importante é a nossa tentativa de compreensão da realidade... e não o apego a um mundo efémero.
Um beijo para si alma linda.
~universosquestionáveis*

Anônimo disse...

Essa reflexão se Sócrates sempre me
fez pensar,quando o estudei.
Hoje já "vejo"com outros olhos,claro.Cada vez o entendendo
melhor.
Beijo.
isa.

Cadinho RoCo disse...

O Viver é finito, o existir infinito.
Cadinho RoCo

DIVÃ DA MULHER disse...

Realmnete mataram o corpo,pois a alma de socrátes ainda se faz presente na sua filosofia que ecoa aos 4 cantos do mundo há milênios...

Eu sou a minha alma!

RENATA CORDEIRO disse...

Sócrates nunca escreveu nada. Seu método era o diálogo oral, a maiêutica: tirar da alma. Seus ensinamentos passaram pela interpretação do seu discípulo Platão, que os legou à posteridade nos seus Diálogos.
Beijos, Vivi,
Renata

Daniel Savio disse...

Texto bem reflexivo, pois algumas pessoas sabem que a vida não é só o que passamos na Terra...

E obrigado por passar sempre no meu blog.

Fique com Deus, menina Vivi.
Um abraço.

Sandra disse...

Venha buscar um abraço no Blog Coletivo-Uma Interação de Amigos
e um selo para vc. também na curiosa.
Com carinho
Sandra

_Sentido!... disse...

O meu beijo p'ra você!
Vivi querida!

Hod disse...

Aloha querida amiga Vivian!!!

Sócrates foi para além de sua prpria mente, observou e testemunhou isso por diversas vezes, ultrapassou os limites dela..algo foi dito e foi registrado.
Muitos já viveram essa experiência, sem ter escrito uma única letra.
No que me diz respeito até onde minha percepção pode alcançar, fui além da mente e de frente bati com a Consciência Existêncial, a não finitude da Cosciência. Em vida isso significa que.....
"Nada tem poder sobre mim a não ser aquilo que eu permito através de meus pensamentos conscientes"!!!
Um alerta!! Não confundir Consciência com consiente......

Obrigdo pelo gentil e doce comentário que deixastes em minhas atmosferas!!!!

Muitas bençãos nesta semana!!!

Forte abraço!!

Aloha!!
Hod.