terça-feira, 11 de agosto de 2009

Do Falso Conhecimento!


O conhecimento emprestado, é ignorância.

A verdade experienciada não o
torna instruído, mas humilde.

Quanto mais você conhece, menos alega conhecer.

No dia que conhecê-la perfeitamente,
você somente pode dizer:

"Eu estou em absoluta ignorância; e sou
simplesmente uma criança colecionando
pedrinhas conchinhas à beira-mar.

Eu não sei nada".

"Eu não sei" pode somente ser dito por
uma pessoa que sabe perfeitamente.

As pessoas que dizem "Nós sabemos"
são pessoas absolutamente ignorantes,
suas memórias estão repletas.

Mas estas memórias são mortas, porque
elas não deram à luz nenhuma
experiência própria.

Osho

"Quando mais sábia é uma pessoa, mais
humilde, compreensiva e tolerante é,
por saber que nada sabe"

Pensemos...

21 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA VIVI, A TUA SABEDORIA NÃO TEM FIM... DIZ-ME PORQUE ESTOU SEMPRE DE ACORDO CONTIGO AMIGA... ABRAÇO-TE COM TODO O MEU CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

Denise disse...

Como dizia Gandhi
O amor é a força mais poderosa e humilde que mundo concebeu.

grata sempre pela generosidade em nos comtemplar com tantos fortes e lindos pensamentos.
carinho
Denise

Fabi disse...

Esse texto só me ajudou a ter certeza que quanto mais aprendo, mais sinto que nada sei.
beijos

Andradarte disse...

" Eu não sei "

Beijo

Branca disse...

...nada sei.
Nossa vida é um constante aprendizado.

Ótimo dia pra vc amiga!

RENATA CORDEIRO disse...

É verdade, querida, vc é um exemplo disso.
Passei para cumprimentá-la e dizer-lhe que já tomei 2 doses, mas parece que um edifício veio abaixo sobre mim. Mas isso passa.
Beijos, Vivi,
Renata

Hugo de Oliveira disse...

Boa...é isso ai. Parabéns Vivian.

Sinto sua falta em NOSSO-COTIDIANO.


abraços


Hugo

Maria Dias disse...

Verdade...O verdadeiro sábio nao faz propaganda dele mesmo.

Beijinho

Márcio Ahimsa disse...

O saber é algo pertinaz ao Homem. Nessa pequena caixa, o saber se instala e resvala pelos poros daqueles que nem fazem esforço para mostrá-lo. O saber daqueles que acham que sabem é igual ao marketing pela venda dos produtos, só saberemos mesmo se são bons, se provarmos com nossa própria experiência, seja no paladar, seja na pele... Saber que se diz sabido, é um gemido ignorante gritando aos tímpanos de nós. Mas saber é compartilhar experiências adquiridas, sem julgar o outro participante, sem querer subjugar, apenas interagir entre partes.

Beijo beijo, Vívian.

Hod disse...

Como disse certa vez um cadeirante.... Não sei bem como isso aconteceu.... Mas continuo no meu caminhar, embora algumas pontes tenham se rompido! Continuo meu caminhar....!!!

Ao qual o ceguinho retrucou...Veremos!!!

Forte Abraço Vivian!!

Aloha!!
Hod.

Unknown disse...

Certissímo, a humildade é a maior sabedoria.

Hugo de Oliveira disse...

Lógico que você faz falta...eu sinto necessidade.

Beijão;


Hugo

FOTOS-SUSY disse...

QUERIDA VIVI,ADORAVEL TEXTO COM PALAVRAS SABIAS...
UMA BOA NOITE DE MUITA PAZ...
BEIJO E ABRACO DE TERNURA!!
SUSY

Memória de Elefante disse...

A humildade é a essência dos sábios.Estamos em constante movimento e conhecimento inesgotável!
A vida é um eterno aprendizado!!!
Há muita harmonia em teu blog.
Um Forte Abraço!

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

O conhecimento verdadeiro é íntimo. Lao Tsu já dizia que conhecer a si mesmo é encontrar o caminho!

Saudades de você, Vivi!

Beijos e borboleteios!

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Quanto mais sábio o ser mais sede de aprender ele tem e mais humilde se torna!!!

Um beijo!Sonia Regina.

Nela disse...

Olá minha querida Vi, jé voltei das férias "infelizmente" e você como vai amiga? e o marido? querida tem razão eu digo k todos os dias aprendo uma coisa nova, pq nós não sabemos nada mesmo, e quem disser o contrário é pq é convencido e vaidoso,beijinhos minha querida.

Cadinho RoCo disse...

Nascemos para buscar sempre.
Cadinho RoCo

Paula Barros disse...

A vida, um eterno aprendizado, e quando pensamos que sabemos algo, as experiências nos mostra que não sabemos nada, e tudo recomeça.

beijos

_Sentido!... disse...

Venho deixar-lhe um muahhhhh, Vivi!
E também um abraço de enorme tamanhão e com muito carinho.

Te gosto Vivian

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, ao ler o texto no começo, pensei que fosse um texto Osho, nem imagina que surpresa tive ao ler que era dele...

E no final você ainda arremata com um pensamento teu...

Fique com Deus, menina Vivian.
Um abraço.