segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Controle da Alma!

Lembra o retiro que te oferece esse pequeno domínio
que és tu mesmo; acima de tudo, não te inquietes,
nem te oponhas, mas permenece livre e encara
as coisas virilmente, como homem,
como cidadão, como um mortal.

E, naquilo que meditares mais frequentemente,
estejam presentes estas duas verdades fundamentais:
uma, que as coisas não afetam a alma mas permanecem
imóveis fora dela, e as perturbações resultam unicamente
da opinião interior que a alma delas forma; outra que
tudo quanto contemplas mudará dentro de um
instante, e não mais existirá.

Pensa em quantas mudanças já assististe;
o cosmo é mutação, a vida, opinião.

Se suprimires a tua opinião sobre aquilo que te
parece causar sofrimento, alcançarás
perfeita segurança.

Tu, quem? A razão!

Mas eu não sou apenas razão . Seja!

Então, que a razão não se perturbe a si mesma.

Mas se outra parte de ti sofrer,
que ela opine a sí própria.

Marco Aurélio
(In Pensamentos e Reflexões)

...toda vez que nos deixamos perder em turbulências
externas, atestamos nossa fraqueza da alma,
e deixamos de viver o oásis da paz interior.

pensem...

17 comentários:

RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO disse...

Bom Dia!
Postagem acerca de equilíbrio jamais cansa, ao contrário. Penso, não virilmente, impossível... Somos mesmo doxa e por vezes nela nos perdemos, somos também razão e, igualmente, nela nos perdemos, imperfeitos que somos. Há que medir, "o homem é a medida de todas as coisas", já dizia outro, anterior. Mas a perfeição e o estabelecimento de verdades e mentiras absolutas não cabe a nenhum mortal, ainda que venha a ser qualificado de sábio ou filósofo pelos séculos vindouros.
Beijos e beijos, minha Linda, obrigada pela sempre presença, mais tarde chamo de novo,
Renata

Daniel Savio disse...

Mas Vivian, nem todos tem alma, ou conexão com a mesma...

Talvez isto exploque como somos materiais hoje em dia...

Fique com Deus, menina Vivian.
Um abraço.

Marcelo Mayer disse...

por isso que a vida é um eterno deserto

Branca disse...

É triste, mas uma verdade...às vezes o pré-conceito que formamos das pessoas ou situações acaba afetando nossa opinião sobre elas.


Boa semana pra vc!

Isa disse...

Vivi,Como é difícil...
Olha,tem selinho para si e para mandar a seus Amigos,ñ é meme...
enviados pelo Farol da Amizade.
Se gostar...leve...tá?
Ternurinhas para si,minha Amiga.
Beijo.
isa.

Eduardo Miguel Pardo disse...

Aqui como sempre muitas e boas oportinidades para um refetido amadurecimento, espírito em paz faz
Mais e melhor ao passar por aqui, obrigado por tudo e sempre meu respeito carinho e admiração.

Ava disse...

Querida, as vezes até tentamos passar ao largo, nos mares turbulento da vida... mas as vezes uma onda mais atrevida consegue rasgar nossas velas e afundar nosso barco...

Nessas horas, é usar de toda a sabedoria para sobreviver a um naufrágio da alma...


Beijos em seu coração...

HSLO disse...

É preciso ter muita atitude e resistência.


abraços minha amiga,


abraços


Hugo

Abraão Vitoriano disse...

"Tu, quem? A razão!"

e eu converso com a minha alma, e ela me suporta (às vezes), e admiro isso!

beijos,
e meditar é seguir nu de probelmas e vestido de sonhos...

do seu homem-menino,
carinho e saudade!

Memória de Elefante disse...

Para desligar-se da razão, o homem antes de tudo deve saber equilibrar e separar a emoção de ver e sentir.


Abraço

paula barros disse...

Manter o equilibrio entre a razão e a emoção, é sempre o melhor caminho. Serenidade!!!!

abraços com carinho

Zininha disse...

Vim te ver...aff...quase confundi minha cabecinha de depois de um feriadão...ahahah...
acho que o tico e o teco ficaram lá na praia...

Amiga, tem poção mágica e selinho pra você...

Beijos....

Pedro disse...

Muito interessante este blog.
Parabens...

Já agora visita www.diariosemtabaco.blogspot.com
O meu dia a dia sem tabaco.

Pedro disse...

Muito interessante este blog.
Parabens...

Já agora visita www.diariosemtabaco.blogspot.com
O meu dia a dia sem tabaco.

Franzé Oliveira disse...

Gosto muito de vir aqui...

A minha vida é simples. Eu sei que sou eu que complico.
Nao consigo ser como os outros.
Acho que sou determinado a ser assim.

Bjos menina linda.

Franzé Oliveira disse...

Gosto muito de vir aqui...

A minha vida é simples. Eu sei que sou eu que complico.
Nao consigo ser como os outros.
Acho que sou determinado a ser assim.

Bjos menina linda.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,